Pesquisar
morre o cantor skowa aos 68 anos de idade

Morre O Cantor Skowa, Do Trio Mocotó E Do Scowa E A Máfia, Aos 68 Anos De Idade

Essa quinta-feira (13) marcou uma perda enorme para a música brasileira: o cantor e compositor Skowa, conhecido por seu trabalho com o Trio Mocotó e Skowa e a Máfia, faleceu aos 68 anos de idade. De acordo com uma publicação da semana passada no perfil do Trio Mocotó no Instagram, o músico estava internado em Botucatu (SP) após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Além disso, pessoas próximas afirmam que o cantor já lidava com uma saúde fragilizada por conta das sequelas da Covid-19.

Skowa entrou na cena profissional nos anos 70, com sua participação no Clube do Choro a partir de 1977 e a fundação do Choro Roxo. Na década seguinte, participou do grupo Sossega Leão (1983), tocou com Itamar Assumpção e a banda Gang 90 e as Absurdettes. Já em 1987, formou a banda Skowa e a Máfia, com quem lançou os álbuns La Famiglia (1989) e Contraste e Movimento (1990). Depois desse segundo, o grupo se separou em 1991 e Skowa seguiu carreira solo. Mas a separação não durou tanto e Skowa e a Máfia voltou a se apresentar como grupo a partir de 2006.

O nome artístico Skowa surgiu de uma resposta a comentários preconceituosos que o cantor ouvia na época da escola. Muitas vezes chamado de “Escova” por conta de seu cabelo back power, o cantor resolveu transformar o que queriam que fosse um insulto em um pseudônimo poderoso e que hoje é conhecido por todo o Brasil.

Para além do trabalho nos palcos, Skowa também foi ator de teatro e cinema, participou de curtas e longas-metragens, conduziu dois programas da Rádio USP (Caribe 38 e Rapazes da Banda) e até escreveu músicas para o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Já os anos 2000 foram marcados principalmente por dois eventos: 2002 foi o ano de nascimento de seu único filho e 2003 foi o ano em que Skowa entrou para o Trio Mocotó, substituindo Fritz Escovão.

Relembre um pouco do trabalho incomparável de Skowa no vídeo abaixo:

LEIA MAIS: Entrevista Exclusiva: Gab Lara Fala Sobre Querido Evan Hansen E Mais!

LEIA MAIS: Eliza Rose: Do Primeiro Emprego Na Loja De Discos Ao Topo Dos Charts. Conheça A Nova Dona Das Pistas

Pesquisar

Últimas postagens

Alaíde Costa Leva Prêmio Máximo Em Cannes Por Apresentação No Carnegie Hall

Morre O Cantor Skowa, Do Trio Mocotó E Do Scowa E A Máfia, Aos 68 Anos De Idade

Entrevista Exclusiva: Gab Lara Fala Sobre Querido Evan Hansen E Mais!

‘Miseducation’, De Lauryn Hill, Entra Para A Lista De Melhores Álbuns Da Apple Music

Entrevista Exclusiva: Beto Sargentelli Fala Sobre O Rei Do Rock – O Musical

Jazzmasters 20 Anos: Adi Oasis E Alfa Mist Fazem Parte Das Celebrações

Compartilhe