Pesquisar
Hip Hop Patrimônio Cultural São Paulo

Hip Hop Se Torna Patrimônio Cultural E Imaterial No Estado De São Paulo

O dia de ontem se tornou um marco para a história do hip hop nacional com a aprovação do Projeto de Lei 498/2021, proposto pela deputada Leci Brandão (PCdoB) com coautoria de Márcia Lia (PT), Márcio Nakashima (PDT) e Emídio de Souza (PT). O projeto, que pedia o reconhecimento do hip hop como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de São Paulo, foi aprovado na mais recente sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em julho do ano passado, o gênero já havia recebido esse status no Distrito Federal, onde a cultura hip hop também é muito forte.

A aprovação desse Projeto de Lei demonstra o avanço na valorização e preservação da cultura do hip hop em São Paulo, considerado o berço do hip hop no Brasil. O hip hop nasceu nos subúrbios negros e latinos de Nova York nos anos 70 e já na década seguinte chegou ao nosso país através da cidade de São Paulo, de onde vieram artistas que conhecemos até hoje, como Thaíde, DJ Hum e Racionais MC’s. A esquina da rua 24 de maio com a Praça Dom José Gaspar é considerada o Marco Zero do hip hop nacional, onde Nelson Triunfo e MC Jack dançavam e se apresentavam. O Largo São Bento, em paralelo, fez explodir a cultura e a força do movimento nos anos 80.

Nelson Triunfo, MC Jack e turma nos anos 80
Nelson Triunfo, MC Jack e turma nos anos 80

“Foram dias de Luta, anos de trabalho e décadas de aprendizado. Posso olhar para o meu passado e não ter vergonha dele, afinal faço parte de uma bela história que influenciou gerações, nunca se esqueçam dos pioneiros. Agradeço o devido reconhecimento.”

– DJ Hum sobre o hip hop se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial em São Paulo
DJ Hum por volta de 1987/88 | Imagem de arquivo

Desde o início, o hip hop sempre foi uma das manifestações artísticas mais importantes e influentes da cultura urbana, além de ser uma forma de expressão muito popular para jovens vindos da periferia, que enxergam no estilo uma maneira de se manifestar e buscar novos caminhos. Não há duvidas de que esse reconhecimento oficial não servirá apenas para celebrar a relevância e influência do hip hop nacional, mas também para reconhecer sua capacidade de promover diferentes formas de expressão criativa.

E olha que coincidência feliz: o PL 498/2021 foi aprovado justamente no mesmo dia em que divulgamos a próxima entrevista do Jazzmasters com um nome super importante para o hip hop: Configa. O produtor inglês conversou com o DJ Samuel Subcultura e a entrevista completa sai ainda essa semana no YouTube do Jazzmasters e aqui no site também, claro!

Nelson Triunfo dançando no Marco Zero
Nelson Triunfo dançando no Marco Zero

LEIA MAIS: Confira A Lista Completa De Vencedores Do BRIT Awards Desse Ano

LEIA MAIS: Chorinho Agora É Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro Pelo Iphan

Pesquisar

Últimas postagens

Jazzmasters 20 Anos: Adi Oasis E Alfa Mist Fazem Parte Das Celebrações

Hope Tala Lança ‘I Can’t Even Cry’ E Emociona Com Sua Voz Única

COWBOY CARTER: Novo Álbum De Beyoncé Tem Participações De Miley Cyrus E Post Malone

Back To Black: Trilha Sonora Oficial Será Lançada Em Maio

Rock In Rio 2024: Confira O Line-Up Atualizado Do “Dia Delas”

NAACP Image Awards: Confira A Lista Completa Dos Vencedores

Compartilhe