Antes de começarmos a falar da primeira edição do São Paulo Jazz Weekend, é necessário dizer que para a produtora Giselli Ventura da BG Entretenimento foi preciso coragem. Levar as pessoas a terem acesso à música instrumental brasileira, preservando suas características e regionalidade e com uma curadoria de qualidade riquíssima, num espaço aberto enorme e democrático já era na concepção um grande desafio. Tirar o Jazz dos ares de recinto fechado para poucos era necessário. O resultado se mostrou como um acerto inicial. Aquele respiro ao final, que sim, poderemos ter mais edições, mais desses grandes nomes que aqui estiveram compartilhando vivências e inspiração com os novos artistas e ainda mais, novas tendências do Jazz.
Foi uma ode ao Jazz no Memorial da America Latina, onde num mesmo palco pudemos presenciar uma mistura perfeita de astros juntos à uma nova geração musical. Durante quase todo o dia, artistas com o quilate de Dianne Reeves, Yamandu Costa Trio, Shai Maestro, Scott Kinsey, Dani e Debora Gurgel Big Band, Amaro Freitas, Seu Jorge e Daniel Jobim, Salomão Soares e Guegué Medeiros, Irmãos & Brothers, Arismar do Espírito Santo entre outros proporcionaram ao público uma experiência musical vibrante e emocionante mesclando o jazz e a bossa com a música contemporânea brasileira com toques do Sul ao Norte desse país.
A homenagem ao pianista e arranjador Laércio de Freitas, que faleceu em julho, foi marcada pelo nome do palco que levou seu nome, reforçando a importância de sua contribuição para a música brasileira e ainda teve como apresentadora do Festival, a atriz Thalma de Freitas, filha do maestro.
O SPJW se destacou como um espaço de convergência musical, onde o improviso e a inovação se encontraram em um ambiente acolhedor. Com a presença de artistas explorando novas sonoridades, o festival se mostrou acessível tanto para os amantes do jazz quanto para aqueles que estavam dando os primeiros passos nesse fascinante gênero.
A produção foi toda perfeita, do palco ao som e a luz, loja e bares e comidinhas para todos os gostos. As informações dão conta que quase 8 mil pessoas estiveram nos dois dias da primeira edição do evento que aconteceu no Memorial da América Latina nestes dias 28 e 29 de Setembro.
O São Paulo Jazz Weekend já se consagrou como um importante evento do calendário cultural da cidade, e faz parte agora de um importante circuito como Montreux, North Sea Jazz Festival, Newport, Monterey, Montreal e Vienna.
Nós do Jazzmasters vimos que era necessário dar todo apoio nesta nova jornada. Colocamos nossa plataforma à disposição com site, rede social e emissoras de rádio com nosso programa e mídia. Foi um grande prazer nos associarmos à qualidade musical, nosso DNA. A música com base no Jazz está há 20 anos no ar por toda nossa rede e a promessa é voltar em 2025 com mais novidades e experiências sonoras únicas para mais uma edição do São Paulo Jazz Weekend. Quem sabe, não estejamos mais próximos ainda, talvez com a vinda de alguns dos artistas que passeiam semanalmente pelo nosso programa com o “urban jazz”?
Pode ser mágico!
LEIA MAIS: Sam Ruffillo Investe Em Músicos E Vai Para As Pistas Dispensando Samples
LEIA MAIS: Raquel Rodriguez Trocou O Restaurante Da Família Pela Música, Para Nossa Sorte