Lá se vai Amp Fiddler aos 65 anos. O músico e produtor estava internado e vinha enfrentando problemas de saúde durante este ano decorrente de um câncer. Uma arrecadação de fundos foi realizada através de um site e como apoio, foi realizado um show com convidados no último dia 10 de dezembro em Detroit, sua terra natal.
Fiddler tinha domínio sobre o funk, tendo trabalhado ao lado de George Clinton, Moodymann, Stephanie McKay, Jamiroquai, Prince, Was (Not Was), the Brand New Heavies, Corinne Bailey Rae e Maxwell e o trio Dames Brown.
No final dos anos 80 e início dos anos 90, Amp tornou-se uma figura mais conhecida na ascensão do Hip-Hop em Detroit, usando seu primeiro adiantamento para comprar um Akai MPC60 e ensinando o então adolescente James Dewiit Yancey como usá-lo. James vinha até sua casa junto com rappers, para mostrar seus novos beats produzidos através de fitas K-7. Mais tarde, Fiddler o apresentaria a Q-Tip do A Tribe Called Quest. Este jovem logo no início dos anos 2000, passaria a usar outro nome – J. DIlla. Uma lenda do Hip-Hop.
“Acredito que estou aqui por uma razão, para fazer mudanças, para ajudar e curar de alguma forma as pessoas,” Fiddler contou à revista Beautiful Humans em 2017.
“Acredito que esse seja o meu propósito de estar aqui, fazer as pessoas felizes, ser um mensageiro. É minha missão continuar escrevendo e enviando esta mensagem positiva e amorosa por aí.”
Discografia de Amp Fiddler:
- With Respect (1990)
- Waltz of a Ghetto Fly (2004)
- Afro Strut (2006)
- Inspiration Information (2008)
- Motor City Booty (2016)
- Kindred Live (2017) – com Will Sessions
- Amp Dog Knights (2017)
- The One (2018) – com Will Sessions
Confira mais notícias aqui.