Neste Jazzmasters, comemoramos a Edição 1200. Fazendo uma conta simples, foram aproximadamente 14.400 músicas nestes 20 anos de estrada, e todas escolhidas com a mais fina curadoria, há anos com um mestre à frente, nosso Chico Aleixo pesquisando o mundo atrás daquele som, daquele nome, daquela vibe que só grandes DJs e produtores sabem achar no meio de um mar de novos talentos.
Uma infinidade de artistas teve seus primeiros singles e seus primeiros EPs apresentados ao brasileiro pelo Jazzmasters. Ainda nem paramos para levantar esse timaço superestelar de artistas que hoje estão ao lado de muitos prêmios.
De uma coisa temos certeza, lá vem outra pancada – Amy Gadiaga, filha de pais de ascendência senegalesa, gambiana e maliana, e oriunda dos arredores de Paris, a multitalentosa artista tem feito sucesso na indústria musical do Reino Unido desde que se mudou para Londres aos 18 anos
Vinda da escola tradicional de jazz como Betty Carter e Wayne Shorter, Gadiaga com seu contrabaixo apresenta um som moderno que navega do jazz, ao neo soul. Com uma forte ambição e abordagem revitalizante Gadiaga trouxe aclamação da crítica e fãs fervorosos.
O Jazzmasters sinalizando a chegada desta nova voz significativa na cena musical Londrina e do mundo, escolheu a música para essa edição ‘All Black Everything’, que segunda a própria artista, comunica a essência libertadora de abraçar a individualidade através das suas lutas pessoais, constituindo um testemunho do poder transformador da arte e encorajando os ouvintes a encontrar força na sua singularidade.
DIz Gagiaga: “’All Black Everything’ é muito mais uma exploração e aceitação de um dos meus arquétipos na vida, que é o pássaro preto/ovelha negra”, explica ela. “Aquela sensação de não pensar que pertence a lugar nenhum, de ser incompreendido e realmente cuidar dos seus. Nenhuma mão amiga. Mas às vezes está tudo bem porque você também sente que ninguém pode competir com você, você é único.”
Ao seu lado neste trabalho, está Luke Bacchus no piano e vocais, além de Joseph Oti no trompete.
Luke, aliás, é um novo gêniozinho do jazz junto com seu piano. Bacchus explora musicalmente sua herança caribenha como uma de suas principais fontes de inspiração. Isto, juntamente com a sua educação em piano jazz no Conservatório Trinity Laban, deu-lhe um som distinto, combinando ritmos fascinantes do Caribe com harmonias de jazz em seus originais, bem como uma abordagem única para tocar padrões.
No vídeo abaixo, Paloma Negra, uma das faixas do EP All Black Everything, lançado por Amy Gadiaga em 05 de Abril de 2024.