d'angelo

Morre O Cantor D’Angelo Aos 51 Anos De Idade

O cantor de R&B vencedor do Grammy D’Angelo faleceu aos 51 anos de idade. A informação veio de um comunicado oficial da família do músico que diz: “A estrela brilhante de nossa família diminuiu sua luz para nós nessa vida”. A declaração foi dada à CNN estadunidense pela RCA, gravadora de D’Angelo.

A morte da lenda do neo-soul se deu hoje (14), “após uma longa e corajosa batalha contra o câncer”. Ainda no comunicado oficial, a família pede que sua privacidade seja respeitada neste momento difícil, mas que os fãs se juntem a eles não apenas no luto, mas numa “celebração do dom da música que ele deixou para o mundo”.

Já a RCA publicou uma declaração separada expressando sua “profunda tristeza” ao saber da morte do cantor. “Ele era um visionário sem igual que misturava sem esforço os sons clássicos do soul, funk, gospel, R&B e jazz com uma sensibilidade do hip-hop. As composições, a musicalidade e o estilo vocal inconfundível de D’Angelo perduraram e continuarão a inspirar gerações de artistas futuras”, diz o comunicado da gravadora.

Nascido Michael Eugene Archer em Richmond, Virginia (EUA), D’Angelo era filho de pastor e cresceu na igreja, onde seu talento para a música foi descoberto rapidamente. Aos 16 anos, venceu uma competição de amadores chamada Showtime at the Apollo cantando a música ‘Rub You The Right Way’, de Johnny Gill. Dois anos depois, aos 18, D’Angelo se mudou para Nova York para tentar uma carreira na música.

Em uma entrevista à GQ em 2014, o cantor relembrou do início da sua relação com a música ainda na igreja: “Aprendi desde cedo que o que estávamos fazendo no coral era tão importante quanto o pastor. Era um ministério próprio. Nós podíamos agitar as coisas, sabe? O palco é o nosso púlpito, e você pode usar toda essa energia, essa música, as luzes, as cores e o som. Mas, sabe, é preciso ter cuidado.”

Seu primeiro álbum de estúdio foi Brown Sugar, de 1995, que o consolidou como uma estrela em ascensão do neo-soul. Esse seria seu primeiro álbum a se tornar disco de platina. Cinco anos depois, veio Voodoo, outro trabalho inesquecível e marcado pelo vídeo clipe da música ‘Untitled (How Does It Feel?)’, que fez com que D’Angelo alcançasse novas fronteiras em sua carreira, ao mesmo tempo que fez com que ele decidisse deixar a indústria musical por anos.

A volta de D’Angelo à indústria se deu apenas em 2014, com Black Messiah, gravado com a banda The Vanguard.

Confira abaixo a apresentação de ‘The Charade’ no Saturday Night Live.

Search

Últimas postagens

Morre O Cantor D’Angelo Aos 51 Anos De Idade

Henrique Moretzsohn Celebra a Reta Final de Jersey Boys: “O Protagonismo Também é Espaço de Troca”

Morre Sly Stone, Aos 82 Anos

Adrian Younge, Um Dos Artistas Mais Inovadores Da Atualidade, Está Em São Paulo

Um Gigante. Roy Ayers Morre Aos 84 Anos

Morre A Grande Angie Stone Aos 63 Anos

Compartilhe