O compositor Adrian Younge retorna ao Brasil para shows exclusivos, marcando o lançamento do tão aguardado Something About April III, álbum que encerra sua trilogia icônica. Dessa vez, Younge apresenta uma experiência musical única ao lado de ícones da música brasileira, explorando a interseção entre a grandiosidade sinfônica, os breakbeats e a psicodelia brasileira em apresentações que prometem encantar o público.
O concerto de Belo Horizonte, realizado dia 30 de Abril foi um dos destaques das celebrações de 10 anos do Autêntica, inaugurado em 2015, e contou com uma orquestra de 10 músicos, além da participação especial de Samantha Schmütz. Já em São Paulo, a apresentação acontece nesta quarta-feira dia 07 de Maio no Cultura Artística e será ainda mais grandiosa, com abertura de J. Rocc, uma orquestra de 40 músicos e participações de Samantha Schmütz, Céu, Luiza Lian, Marcos Valle, Hyldon e Carlos Dafé—artistas que colaboraram com Younge em suas produções mais recentes, incluindo as compilações São Paulo e Jazz Is Dead 021. Mais do que uma celebração de Something About April, o show paulistano trará esses álbuns à vida de maneira espetacular.

Something About April III é o ápice de uma busca de 15 anos por um som que Younge descreve como “enterrado profundamente em sua alma”. O álbum combina arranjos luxuosos da Linear Labs Orchestra com beats analógicos e sintetizadores vintage, além de um coro brasileiro selecionado pela artista vencedora do Grammy, Céu. Faixas como “Nunca Estranhos”, “O Som Do Amor” e “Nossas Sombras” representam a fusão perfeita entre a psicodelia brasileira e a soul cinematográfica de Younge, enquanto músicas como “A Minha Fantasia e Esperando Por Você” prestam homenagem a Tim Maia e Cassiano, reinterpretados através do olhar único do compositor.
“A Something About April Tour é o show que sempre sonhei em trazer à vida. Quinze anos de trabalho, a trilogia Something About April é minha obra-prima; um corpo de trabalho pensado para a experiência mais cinematográfica e intensa ao vivo.” – Adrian Younge

Mais do que um álbum, Something About April III é uma declaração de propósito, celebrando o poder da música de transcender fronteiras e época. Inspirado por sua colaboração com grandes nomes da música brasileira na série Jazz Is Dead, Younge se aprofundou na cultura musical do país, aprendeu português e desenvolveu um apreço ainda maior pelo seu rico patrimônio sonoro. Essa influência é sentida ao longo de Something About April III, que não apenas presta homenagem à música brasileira, mas a reinventa, criando uma ponte entre o passado e o presente.
São Paulo: 7 de maio, no Cultura Artística – Ingressos aqui.
Abertura: J.Rocc
Orquestra de 40 músicos e participações de: Samantha Schmütz, Céu, Luiza Lian, Marcos Valle, Hyldon e Carlos Dafé
Sobre Adrian Younge:
Com Something About April III, ele solidifica seu legado como pioneiro, criando uma obra que será celebrada por colecionadores, produtores e amantes da música por muitos anos. A data ainda coincide com o aniversário de Adrian Younge, o que tornará a noite, única.
Sobre seu selo “Jazz is Dead”, trata-se de uma revolução musical que viaja o mundo e atravessa o tempo, conectando pessoas por meio da atmosfera do jazz e da história da música. Foi criado em 2017 por produtores musicais e profissionais com grande influência no cenário do jazz mundial. Além de Younge, o “Jazz Is Dead” conta com assinaturas de nomes como Ali Shaheed Muhammad, membro do lendário grupo de hip-hop A Tribe Called Quest, Andrew Lojero e Adam Block.