dia do jazz pode entrar para o calendário oficial do rio de janeiro

Câmara Do Rio De Janeiro Aprova Lei Que Reconhece Dia Do Jazz

O Dia do Jazz é oficialmente comemorado em 30 de abril anualmente e se depender de uma lei aprovada nessa quarta-feira pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, esse dia pode entrar para o calendário oficial da Cidade Maravilhosa. A lei, de autoria do vereador e presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), propõe instituir a data como um marco para celebrar o gênero musical que transcende fronteiras e une culturas ao redor do mundo. Essa aprovação pode significar uma oportunidade para ampliar ainda mais a oferta de eventos culturais pela cidade.

É uma chance de reforçarmos a identidade cultural do Rio e, ao mesmo tempo, vamos impulsionar o desenvolvimento econômico local. Teremos ainda mais turistas e novos eventos. O Rio, que é uma cidade musical em sua essência, só tem a ganhar.

— Carlo Caiado, autor do projeto de lei.

O 30 de abril é reconhecido como Dia Mundial do Jazz pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 2011, reforçando o papel importantíssimo desse gênero musical como ferramenta diplomática que ajuda a promover diálogo e entendimento entre diferentes povos. Isso se reflete nas celebrações da data ao redor do mundo, que acontecem em mais de 190 países, atingindo anualmente mais de dois bilhões de pessoas com programações extremamente ricas que incluem shows, atividades educativas e até ações comunitárias.

Apesar de sua origem em comunidades negras dos Estados Unidos, o jazz teve inegável influência na música brasileira, principalmente na música instrumental. Prova disso é a bossa nova, gênero profundamente marcado por artistas internacionais de jazz que passaram por aqui. Além disso, é impossível falar sobre o jazz e não mencionar como o Rio de Janeiro sempre ofereceu espaço para eventos e festivais de música históricos tanto em grande escala, como o Rock in Rio e o BMW Jazz Festival, como em casas de show pela cidade, como o Blue Note e o Dolores Club.

LEIA MAIS: The Peterson Brothers Mistura Blues, Jazz, Soul e Funk Em Álbum Delicioso – Experience

LEIA MAIS: Inspirados Pelo Jazz E A Vida Noturna De NY, Citrus Sun Apresenta ‘Anaconga’

Search

Últimas postagens

Quincy Jones, Gênio Da Música E Do Entretenimento, Morre Aos 91 Anos

Jazzmasters É Apoiador Da Peça ‘Ray – Você Não Me Conhece’

Câmara Do Rio De Janeiro Aprova Lei Que Reconhece Dia Do Jazz

São Paulo Jazz Weekend Democratiza O Jazz E Veio Para Ficar

Destaques Do São Paulo Jazz Weekend: Amaro Freitas e Scott Kinsey

Cécile McLorin Salvant Faz Apresentação Única Em São Paulo

Compartilhe