Fundado em Birmingham, Alabama, em 2011, o St. Paul & the Broken Bones é composto por Paul Janeway (vocal), Jesse Phillips (baixo), Browan Lollar (guitarra), Kevin Leon (batería), Al Gamble (teclado), Allen Branstetter (trompete), Chad Fisher (trombone) e Amari Ansari (saxofone). O conjunto de oito integrantes estourou no mundo com sua estreia em 2014, Half the City, estabelecendo um som que rapidamente se tornou um cartão de visita e rendendo à banda uma série de grandes festivais, incluindo Lollapalooza, Coachella e Glastonbury. Elogios da crítica do The New York Times, Rolling Stone, SPIN e NPR se seguiram, levando a palcos compartilhados com alguns dos maiores artistas do mundo, Elton John e The Rolling Stones entre eles, e lançando uma série impressionante de turnês em shows vibrantes com a performance do seu líder, Janeway.
O grupo continuou a expandir seu som a cada disco, ramificando-se muito além do Soul da velha escola para o Funk e o Disco clássico em álbuns como Young Sick Camellia, de 2018. Seu novo lançamento, Angels in Science Fiction, estende suas ideias para algo ainda mais longe, construídas sobre a psicodelia sombria e o R&B intrincado e experimental do The Alien Coast, de 2022.
Em relação ao nome “St. Paul”, basta dizer que é uma alusão irônica à formação do vocalista Paul Janeway na igreja. Como muitos cantores lendários de soul, Janeway, um nativo da pequena cidade de Chelsea, Alabama, foi criado no lado gospel, em uma igreja local de tendência pentecostal. Praticamente nenhuma música não religiosa podia ser ouvida em sua casa. Janeway diz: “A única música secular que ouvi foi um grupo dos anos 70 chamado Stylistics e Sam Cooke”.
Ouça no Jazzmasters ou no vídeo abaixo e confira como foi ótima a mistura do Gospel com o Secular, sempre ouvido às escondidas pelo vocalista e líder do St. Paul & the Broken Bones.
Confira a música de St. Paul & The Broken Bones – ‘Flow with It You Got Me Feeling Like’:
LEIA MAIS: Sean McCabe Revisita ‘Little Bit’, Um Clássico Que Leva Sua Assinatura
LEIA MAIS: Poder E Resiliência Em Novo Single De Myles Sanko