tia gordon

Yasmin Lacey, brkfstblend e Muito Mais No Jazzmasters Dessa Semana

O Jazzmasters desta semana é uma celebração do soul em todas as suas formas — moderno, clássico, híbrido e universal. Um programa que passeia por cinco décadas de groove, paixão e reinvenção, da elegância britânica à sensibilidade japonesa, da alma americana às novas vozes de Londres. Um desfile de músicas que falam de amor, liberdade e autoconhecimento — com muito balanço e verdade.

Foto: Stone Foudation

As três primeiras faixas abrem o programa com força e diversidade. Stone Foundation mostra que o soul britânico vive seu melhor momento: “The Beat I Know” traz groove, otimismo e uma vibe que mistura disco, funk e house, apontando para as pistas sem perder o coração da música de raiz. Em seguida, os lendários The Spinners lembram por que o som da Motown nunca envelhece — harmonia, melodia e emoção em estado puro. E o tributo moderno do Sublime com Michael Franti e Gift of Gab dá o toque alternativo da virada dos 90 para os 2000: reggae, rap e consciência social, num manifesto de liberdade que ainda soa urgente.

Foto: Yasmin Lacey

O segundo bloco mergulha no soul contemporâneo de alma feminina e diversidade sonora. Yazmin Lacey encanta com sua entrega natural e letras que equilibram vulnerabilidade e força, sempre com aquele timbre quente e sincero. Odeal, com “London Summers”, traz o novo som afro-britânico — leve, sofisticado e cheio de camadas emocionais. E o duo Damedame*, ao lado de Jorja Smith, entrega uma aula de groove moderno com “Freedom”: baixo pulsante, vozes que se completam e uma sensação de empoderamento sereno, dançante e elegante.

Foto: brkfstblend

O terceiro trecho é puro ouro soul. O trio japonês brkfstblend recria “Let’s Stay Together”, de Al Green, com respeito e frescor — um soul de cinema, elegante e cheio de textura. Zhané volta com “Crush (Remix)”, lembrando o brilho e a classe do R&B dos anos 90, quando melodia e atitude andavam juntas. Mas o grande destaque é Tia Gordon, que surpreende com “I’m Not Mad”, faixa do EP wait! i have something to say.x. Uma canção intensa, madura e emocionalmente clara — Tia canta sobre escolher a paz em vez do drama, e sua voz, doce e firme, traduz perfeitamente a força tranquila da nova geração do R&B londrino.

Foto: Sven Hammond

Encerrando o programa, três momentos de puro requinte. High Fashion, direto dos anos 80, traz o charme do soul urbano e as harmonias inesquecíveis do trio que marcou uma era. Sven Hammond eleva o astral com “It’s Alright”, disco-funk cósmico cheio de energia, metais e groove — uma viagem sonora entre Amsterdã e Minneapolis. E o trio japonês Nautilus fecha em grande estilo com “Why I Came to California”, parceria com Eki Shola e Denise M’Baye, misturando soul, jazz e sofisticação pop com o toque refinado do Japão.

Um programa que liga continentes em épocas diferentes, mostrando que o soul, mais do que um gênero, é uma forma de ver o mundo: com ritmo e verdade.

Ainda não ouviu?? Ouça o Jazzmasters aqui.

De família caribenha, a cantora e compositora Tia Gordon, nascida e criada no Reino Unido, vem com sua guitarra e mic conectados diversas influências como Summer Walker, Billie Eilish, HER, UMI entre outras. E é um dos destaques do nosso Jazzmasters.

Confira o vídeo:

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