O Jazzmasters desta semana, edição 1236, abre o ano de 2025 trazendo o estilo de programação que tem a assinatura de um colecionador contumaz de boa música. Chico Aleixo não é apenas um pesquisador, mas um condutor de emoções que cria desde sempre entre um programa e outro, o prazer da expectativa. Ele desenvolve a tensão necessária para manter nossos ouvidos preparados para a próxima surpresa e finalmente nos leva ao final de cada set, como dizendo, é hora de comemorar, de relaxar com quem nos faz bem.
Uma das obras do professor canadense David Huron – “Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation” de 2006 parece quase desenhar o que o Jazzmasters faz desde 2004 ao explorar como a música pode criar expectativas, emoções e reações nos ouvintes. E Aleixo, seguindo sua intuição nos prepara um cardápio estimulante programa a programa.
Nesta edição “You Can Get It” de Father’s Children dá o tom que se consolida com o multiinstrumentista Ray Parker Jr. com seu grupo Raydio mantendo a energia colocando seus elementos funk e disco, com Herbie Hancock em participação luxuosa e aumenta o beat trazendo “This Party Is Just for You” do Special Touch, grupo de Chicago dos anos 80. Então é hora de contrapor e dar um andamento mais soul, mais lento com The Peterson Brothers. Na sequência “Expect A Miracle” nos entrega uma Gina Foster otimista. Ela que fez uma bela parceria com Swing Out Sister em shows ao lado de Corinne Drewery no auge do grupo. E para finalizar o primeiro set, Silva nos apresenta a bela “Girassóis” com um convidado icônico e seus belos arranjos e harmonias, Arthur Verocai.
O segundo set já vem com o trio italiano Disco Dogs Club, abrindo oficialmente a pista. Para não deixar dúvidas, o som de Miami chega com tudo em “Let Me Be Your Lover” de Jimmy ‘Bo’ Horne, pura vibe disco-funk mesclada a Fat Larry’s Band, grupo da Filadélfia que teve sua trajetória interrompida com a morte do líder Fat Larrys James aos 38 anos. E para quem achava que nosso mestre Aleixo “tiraria o pé”, ele vem com um clássico de Chaka Khan revisitado por ninguém menos que David Morales e Romina Johnson com “Ain’t Nobody”.
E caminhando para o final, uma música do quinto álbum do Jamiroquai, A Funk Odyssey lançado há 23 anos “You Give Me Something”. E assim como encerrou o primeiro set com uma nacional, Aleixo arremata com o hit de Tim Maia que “acendeu” a polêmica vinda do Tik Tok sobre o nome da música: “Acenda o Farol” ou “Send For All”? Confusão que a própria página oficial do Tim Maia no TikTok chegou a incentivar, sem negar ou confirmar a suspeita de que o trecho é cantado em inglês.
Mas quem conhece a história de Tim Maia e seu álbum Disco Club que teve grande parceria de artistas como Hyldon, Robson Jorge e Lincoln Olivetti, sabe bem a resposta. Negócio é deixar 2024 para trás e “acender o farol”, manter a resistência, olhar pra frente e celebrar a música para deixar 2025 fluir com tudo o que merecemos.
Um ótimo ano a todos!
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