Do clássico ao moderno, o Jazzmasters tem uma daquelas sequências onde misturamos novidades e algumas surpresas, com músicas que foram lançadas apenas anos mais tarde da sua gravação original.
Começamos a viagem pelo Reino Unido com um quinteto liderado pela vocalista Deniece. The Cool Notes ficou conhecido em meados dos anos 80 com o hit ‘Spend The Night’.
Emendamos as vibes dos sintetizadores com o produtor sérvio Tonbe ou Loshmi como também é conhecido. Seu talento, carreira musical e discografia o colocam entre os DJs/Produtores mais ativos da Europa. Já produziu mais de 100 lançamentos e 6 álbuns até agora. E finalizando a primeira trinca, vem o lançamento da cantora Mishell Ivon e o produtor Andrew Napoleon pela espanhola The Sleepers RecordZ com outro boogie-funk inspirado pelos raros grooves funk do início dos anos 80.
O álbum Grey Doubt da dupla de produtores Simeon Jones e Nathanael Williams, os “The Colours That Rise” apresenta alguns convidados nos levando para uma espécie de novo mundo. Segundo a dupla: “Queríamos fazer um documentário em áudio com alguma música sobre uma história secreta, ou o que algumas pessoas podem chamar de teoria da conspiração – que negros vivem em Marte.” A música que destacamos apresenta a nossa querida Yazmin Lacey, que esteve no Brasil e participou da festa de 19 anos do Jazzmasters em São Paulo.
E para terminar o primeiro set, o trio de hip hop holandês .multibeat vem acompanhado do caribenho Pete Philly e da cantora Ginge. Um mundo sem fronteiras que encontra Honestyguy, com um som R&B da era dos anos 90 combinado com as novas vertentes do Soul. Uma voz marcante para virarmos a chave do tempo.
O segundo set é uma ode aos anos 70 e começa com The Supremes em The ’70s Anthology é um conjunto de dois discos com muitas das músicas gravadas pelo grupo entre 1969 e 1976, sem Diana Ross, com destaque para Mary Wilson. São 42 faixas, das quais 10 nunca foram lançadas. Uma deles está aqui no Jazzmasters. Debra Laws, a irmã dos fantásticos Hubert e Ronald Laws chega diretamente dos anos 80 e abre caminho para uma música de Stevie Wonder, ‘Just Enough To Ease The Pain’, lançada ao lado de ‘Do I Love You’ de Frank Wilson. Esse 45 polegadas foi retirado de circulação após seu lançamento inicial em 1965 e um original foi vendido recentemente por mais de 25.000 Libras. Aqui você ouve de graça essa pérola.
Os compositores que deixaram a caneta de lado e resolveram cantar, McFadden & Whitehead chegam remixados com ‘Ain’t No Stoppin’ Us Now’, a música que foi um grito de libertação das garras de Gamble e Huff da Philadelphia Records. A voz de Michael mais uma vez em destaque no álbum Triumph de 1980 ao lado dos irmãos, abre caminho para o Soul mais pesado do Instant Funk, com o trio Raymond Earl, Scotty Miller e o guitarrista Kim Miller completamente afinados em ‘Give It To You Baby’.
Ouça aqui.
Associado primeiramente como um hino das lutas raciais nos EUA, o compositor e cantor Whitehead tratou de explicou que essa música, foi apenas um modo de dizer à dupla Kanny Gambe e Leon Huff, que eles eram mais do que compositores. Aqui eles demonstraram que poderiam mais do apenas escrever músicas para outros grupos.
LEIA MAIS: ‘Ainda Estou Aqui’ Faz História No Oscar 2025 Com Três Indicações
LEIA MAIS: James Taylor Quartet Lidera Músicos Geniais E Talentosos Nesta Edição