Estelle

Com Jazz E Rap, Estelle Está De Volta

Caros ouvintes e parceiros nessa viagem “jazzmasteriana”. Tem horas que me sinto entrando no ar, falando para centenas de milhares de cabeças pensantes e dançantes como quem chega antes, acende as luzes suaves de um clube cool no Harlem dos anos 70, mas dá de cara para uma vista panorâmica de Londres, Amsterdã e Los Angeles. O programa com Edição 1254 segue aquele fio fino entre a sofisticação do soul e o groove da pista, sempre com um pé no clássico e outro no frescor digital da música preta contemporânea. Não é nostalgia, é continuidade. É música de agora com cheiro de vinil novo.

Um início que já chega abrindo caminho com Estelle, que nos entrega uma big band com classe e calor, abraçando o jazz, o funk e o R&B com sopros de Keyon Harrold e versos conscientes de LaRussell. Na sequência, o duo Astels leva o clima à pista com uma elegância que mistura o soul francês à produção nu-disco londrina. Fecha com chave de ouro a reedição vibrante do clássico de Roberta Flack e Donny Hathaway: Ben Liebrand atualiza sem trair a emoção original.

FOTO: Doechii

Logo depois, o programa mergulha fundo na vulnerabilidade feminina com batidas firmes e vozes que não pedem licença. Doechii bate na porta com angústia e elegância sampleada de Luiz Bonfá, um exemplo raro de hip-hop confessional com pé na bossa. Noa Lauryn suaviza com ironia e charme europeu, dançando em cima do burnout com R&B sutil e jazz-pop. Alicia, em seguida, nos lembra por que ganhou o mundo com ‘Fallin’’: ela nos eleva com um piano gospel, vocal com alma de velha escola.

FOTO: Roast Beatz

Nosso segundo set, abandona a introspecção, é vem a hora de brincar. Roast Beatz chega com um groove que bate como um roller disco em 1995 com DJs dos anos 80 fazendo scratch ao fundo. Uncle Jumbo, numa virada mágica, mistura Prince com canções infantis e mensagens de amor, sem parecer didático. E “Hey DJ” encerra esse bloco com a reverência ao poder do rádio e do MC. Jazzmasters chega com Hip-hop old school, disco funk e groove.

FOTO: The Jackson 5

E finalizando com realezas, funk clássico, psicodelia e acid jazz. Os Jackson 5 trazem o funk com toda a força da sua juventude e cheio de atitude em versão rara; Sly & The Family Stone reafirmam sua mensagem de união com simplicidade e poder pop; e Jamiroquai com seu líder J Kay fecha o programa com aceleração cósmica e muito groove britânico. Um encerramento que celebra o legado de uma programação com respeito às raízes, mas ouvidos e feeling voltados para o futuro da música.

Ainda não ouviu? Ouça o Jazzmasters aqui.

No programa você ouve Estelle, completa. Aqui os bastidores dessa produção que ficou linda.

Estelle, Feat. LaRussell & Keyon Harrold – ‘New Direction

Search

Últimas postagens

Com Jazz E Rap, Estelle Está De Volta

DJs E Produtores Como Sam Redmore Brilham No Jazzmasters

José James Apresenta Sua Releitura de Michael Jackson

House, Soul E Jazz No Trompete De Theo Crocker

De Amy A Sai Galaxy – Passeio Entre A Reverência E A Ousadia

Chico Aleixo Destaca ¡Bang Bang Watergun!. A Reinvenção Do Indie Europeu

Compartilhe