A história musical do pioneiro do soul britânico Omar é famosa – a família Lyefook tem talento musical profundamente enraizado em seu DNA, o pai do cantor, Byron, trabalhou como músico de estúdio e baterista com Bob Marley, Horace Andy e até com os Rolling Stones. O irmão mais novo de Omar é produtor, remixer e DJ vencedor do Grammy, conhecido profissionalmente como Scratch Professer. Samia Lye-Fook (irmã de Omar) é uma vocalista renomada e ex-aluna da BRIT School. Depois, há seu irmão mais velho… Omar.
Nascido em Londres, criado em Canterbury, Omar é talento nato, considerado um prodígio musical; aprendeu seu ofício de forma clássica, tocando trompete, piano, baixo e percussão.
Em 1985, ele lançou seu primeiro single, ‘Mr. Postman’, pelo selo Kongo de seu pai, e também seu primeiro álbum, que continha a faixa que mudou tudo… ‘There’s Nothing Like This’. Esse álbum foi relançado por Gilles Peterson em seu selo Talkin’ Loud em 1991.
Seu amadurecimento como compositor, arranjador e vocalista foi notável trabalhando com artistas lendários ao longo de sua carreira de três décadas, incluindo Stevie Wonder, Erykah Badu e Estelle.
Para seu primeiro lançamento no selo de Melvo Baptiste em 2023, Omar é acompanhado por Joss Stone, indicada ao GRAMMY & Mercury Prize, e Morgan Munroe que tem a missão de inverter o roteiro dos estereótipos equivocados que cercam as mulheres no amor, na perda e nos negócios.
Apresentando a rapper vencedora do Urban Music Awards, SANITY, e que também assina a composição ao lado de Omar, o single é como uma carta de amor para as mulheres com os vocais suaves e cheios de Soul de Stone, Munroe e SANITY.
LEIA TAMBÉM: Talentoso E Carismático, D’MAR Apresenta ‘Without U’ No Jazzmasters Dessa Semana
LEIA TAMBÉM: O Virtuosismo Do Jovem E Talentoso Gareth Donkin No Álbum Welcome Home